Entenda como funciona a air fryer

Como funciona a Air Fryer: fritadeira sem óleo

Provavelmente o eletrodoméstico mais popular nas de cozinhas diversas famílias nos últimos anos, a Air Fryer, ou fritadeira sem óleo, é uma grande aliada para uma comida mais saudável, entenda facilmente como funciona a Air Fryer.

Continua após a publicidade..

O aparelho com tecnologia revolucionária que se tornou um sucesso entre os brasileiros, a air fryer como conhecemos é o aperfeiçoamento de um aparelho criado na década de 1980, com o intuito de preparar alimentos de maneira mais saudável.

Vamos contar um pouco sobre o funcionamento dessa maravilha tecnológica e te dar algumas dicas para escolher um bom aparelho para a sua cozinha!

Como surgiu a fritadeira elétrica Air Fryer

Pode parecer estanho, mas a fritura a ar não é uma invenção tão recente, mesmo com os modelos de Air Fryer como conhecemos sendo uma invenção relativamente recente, a técnica já existe desde 1987.

Como funciona a air fryer: fritadeira sem óleo

Idealizada pelo inventor estadunidense Chad S. Erickson em 1987 e patenteada em 1989, visando preparar alimentos de forma mais saudável, mantendo o sabor e as qualidades nutricionais.

Mesmo estando muito distante dos aparelhos atuais, a invenção da Air Fryer traçou o caminho para outras empresas aperfeiçoarem a tecnologia nos anos seguintes. Atualmente existem

Mas afinal, como funciona a Air Fryer?

A Air fryer é como um pequeno forno de convecção que utiliza ar quente para cozinhar os alimentos. Esse processo de convecção faz com que as receitas na Air Fryer fiquem saborosas, não deixando nenhuma área pouco frita ou crua.

Veja os pontos principais por trás de como a Air Fryer consegue preparar deliciosas receitas:

Possui tecnologia de convecção para circulação de ar quente

O funcionamento de uma Air Fryer é relativamente simples, com o aparelho utilizando dois componentes principais para o cozimento dos alimentos. A bobina elétrica é utilizada para fritar os alimentos e as hélices servem para fazer o ar quente circular dentro do aparelho.

Como funciona a air fryer
  • Podemos dizer que grande segredo da Air Fryer é o processo de convecção
  • A convecção também é bastante usada em fornos industriais
  • Com essa tecnologia a Air Fryer pode preparar alimentos sem óleo

Usa uma bobina elétrica para girar as hélices dentro do aparelho

Quando a Air Fryer é ligada, a bobina elétrica, que fica na parte superior do aparelho, começa a ser aquecida.

A bobina consegue deixar a bandeja do aparelho em alta temperatura, para aquecer e fritar os alimentos. Em cerca de três minutos, a temperatura interna da bandeja pode chegar a 300 graus.

Veja também: Air Fryer é saudável? Vantagens e desvantagens

Conta com uma bandeja projetada para favorecer o preparo de alimentos

Com isso, as hélices giram em alta velocidade, fazendo com que o ar quente da bobina circule por dentro da bandeja, aquecendo os alimentos rapidamente.

Além disso, o formato da bandeja é projetado para favorecer a circulação de ar, para que o ar possa atingir todos os alimentos na bandeja.

Quais são os benefícios da Air Fryer

Agora que já destacamos os pontos principais do funcionamento, fica mais fácil entender como ela oferece uma alternativa mais interessante para preparar alimentos, permitindo que o consumidor desfrute de refeições deliciosas com menos óleo.

Receitas preparadas na air fryer

O Blog Air Fryer Brasil compartilha conteúdos e informações relevantes para os consumidores que estão interessados em comprar uma airfryer, visite a página inicial para ver mais publicações.

Veja alguns dos principais os benefícios da Air Fryer e como essa tecnologia revolucionária pode transformar a maneira como você cozinha.

1. Alimentação mais saudável

A principal vantagem da Air Fryer é a capacidade de cozinhar alimentos sem usar óleo ou usando muito pouco. Ao contrário das fritadeiras tradicionais, que exigem imersão completa dos alimentos em óleo quente.

É possível reduzir a quantidade de óleo utilizada em casa em até 80%. Isso significa que o consumidor pode desfrutar de batatas fritas, frango empanado e outros pratos saborosos sem a culpa de consumir excesso de óleo.

2. Praticidade na cozinha

Além de frituras, a fritadeira Air Fryer é um aparelho que pode ser usado para preparar diversos alimentos diferentes.

Desde legumes assados e peixes grelhados até bolos e pães, a Air Fryer consegue lidar com receitas de prática e eficiente.

3. Velocidade de preparo

Outra vantagem da panela Air Fryer é o tempo de preparo reduzido. Ao utilizar o ar quente circulando dentro do aparelho, os alimentos cozinham mais rapidamente em comparação com os métodos tradicionais de fritura.

Isso é bastante útil para pessoas com rotinas agitadas, que desejam desfrutar de refeições caseiras saudáveis, mas têm pouco tempo disponível.

4. Limpeza fácil

A limpeza após cozinhar normalmente pode ser uma tarefa desafiadora, mas a Air Fryer torna esse processo mais fácil.

A maioria das Air Fryers contam com peças removíveis e revestimento antiaderente, o que facilita muito na limpeza depois da refeição.

Fatores importantes ao analisar uma Air Fryer

Fatores importantes ao analisar uma Air Fryer

Agora que você já sabe como a airfryer funciona e conhece alguns dos seus principais benefícios, vamos listar 4 pontos que devem ser considerados na hora de comprar o melhor aparelho para a sua cozinha.

Lembrando que em nosso blog também é possível encontrar um artigo especialmente sobre quais são as melhores marcas de Air Fryer, leia e fique por dentro desse assunto que também é importante no momento da compra.

Se levamos em conta apenas o seu funcionamento, os processos não mudam de um modelo para o outro, os grandes diferenciais normalmente são os seguintes:

1. Capacidade

O uso do aparelho sempre deve ser levado em consideração. Por exemplo, se você mora sozinho ou com mais uma pessoa, Air Fryers compactas, de 2 a 4 litros, vão preparar seus alimentos com tranquilidade. 

Já se o uso for para uma família de 4 ou 6 pessoas, é melhor considerar a compra de um modelo maior, a chamada Air Fryer tamanho família que normalmente tem 6 ou 8 litros.

2. Potência

Outro ponto a ser levado em conta é a potência, já que ela influencia muito o tempo de cozimento dos alimentos. Aparelhos de até 3 litros costumam ter em média 1400w de potência. Já modelos maiores, de 4 ou 6 litros, oferecem pelo menos 1700w de potência, tendo um tempo de cozimento dos alimentos menor.

Publicação recomendada: Air Fryer gasta muita energia?

3. Painel de controle

O painel de controle é outro ponto a ser considerado na hora da compra. Existem modelos com painel digital ou manual.

A diferença é pouca no dia a dia, já que normalmente uma Air Fryer não conta com menus ou funções mais complexas, permitindo apenas a escolha do tempo de preparo e da temperatura.

Recursos adicionais:

Vale lembrar que alguns modelos também podem ter recursos adicionais no painel de controle, nesse caso o consumidor deve considerar quais recursos são mais importantes e capazes de atender as suas necessidades na cozinha.

4. Bandeja

Um último fator que pode ser levado em conta na hora de comprar uma Air Fryer, é sua bandeja. Vários modelos entre as Air Fryers mais vendidas possuem bandejas com trava de segurança, e até mesmo que interrompem a circulação de ar quando a alça é puxada, uma função muito importante para quem tem filhos pequenos em casa.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Pode usar a Air Fryer todos os dias?

Com certeza! A Air Fryer pode ser usada diariamente, proporcionando refeições saudáveis e saborosas. Sua versatilidade permite preparar uma ampla variedade de pratos, desde vegetais crocantes até carnes suculentas.

A Air Fryer ajuda a economizar?

Sim, a Air Fryer ajuda o consumidor a economizar. É possível preparar alimentos utilizando menos óleo, o que resulta em economia financeira a longo prazo.

Além disso, ela ajuda a otimizar o uso do gás de cozinha, pois pode substituir o uso do fogão em vários momentos. A Air Fryer proporciona também uma economia de tempo na cozinha devido a sua praticidade e rapidez no preparo das refeições.

A Air Fryer emite cheiro ou fumaça durante o cozimento?

O uso da Air Fryer durante o cozimento pode resultar em um aroma agradável de alimentos, porém em menor intensidade do que na fritura convencional.

A emissão de fumaça é mínima quando a Air Fryer é utilizada corretamente, seguindo as instruções do fabricante, realizando a limpeza regular e evitando o uso excessivo de óleo.

Parabéns por chegar até aqui!

Agora que você já sabe como funciona a Air Fryer, escolha a sua e comece a comer de uma forma mais saudável!

Recomendação: O canal Manual do Mundo publicou um vídeo mostrando tudo que tem dentro da air fryer, um excelente conteúdo para aqueles que desejam ver como é a parte interna e entender mais detalhes técnicos.

Siga o instagram do Blog Air Fryer Brasil para receber novos conteúdos interessantes sobre o mundo das Air Fryers.

Continua após a publicidade..

Compartilhar:
Picture of Maria Eduarda
Maria Eduarda
Redatora apaixonada pela culinária prática e saudável, faço pesquisas profissionais e escrevo artigos sobre comida e equipamentos de cozinha, principalmente a Air Fryer.
plugins premium WordPress