A Air Fryer se tornou um dos produtos mais populares do mundo para cozinhar alimentos de forma mais prática e saudável. Um dos principais motivos desse sucesso é que ela funciona apenas utilizando energia elétrica, e por isso surge a preocupação dos compradores com a quantidade consumida pelo aparelho.
Sabemos o quanto esse assunto é importante, e nesse artigo vamos te ajudar a entender realmente se Air Fryer Gasta Muita Energia.
Conteúdo do artigo
ToggleComo saber se a Air Fryer gasta muita energia?
Agora vou revelar 4 pontos muito importantes que devem analisados no momento da compra e algumas dicas importantes para os vocês ficarem atentos.
1. Tamanho
A escolha do tamanho pode influenciar diretamente no gasto de energia da sua casa. Isso porque os modelos maiores tendem a ter um consumo mais alto do que modelos menores. Devido a isso, é fundamental escolher um tamanho que seja adequado às suas necessidades para evitar gastos desnecessários.
2. Potência
A potência é uma das especificações que variam bastante entre os modelos disponíveis para compra. Quanto maior ela for, mais energia o aparelho vai consumir. Por isso, é super importante dar uma olhadinha na potência do modelo em que você está interessado.
3. Temperatura
Como você mesmo pode imaginar, temperaturas altas vão naturalmente gastar mais energia do que as temperaturas menores. Então uma boa dica é que se você estiver cozinhando algum alimento que não exige uma alta temperatura, é melhor deixar em ajustes mais baixos para economizar.
4. Frequência de uso
A que cada vez que a Air Fryer é ligada, ela precisa alcançar um nível de temperatura ideal para cozinhar os alimentos, e isso demanda uma quantidade considerável de energia elétrica. Se você deseja economizar, é importante evitar deixar o aparelho ligado por um longo tempo.
Veja também: Qual a diferença entre air fryer e fritadeira elétrica
Formas para economizar energia com a Air Fryer
Falando no geral, a maioria das Air Fryers consome entre 1.200 e 1.500 watts de potência. Em comparação com um forno convencional, isso é visto como um gasto menor da energia, já que o forno comum pode facilmente gastar mais de 2.000 watts de potência.
Porém, é sempre bom lembrar que o uso muito frequente da Air Fryer ainda pode aumentar uma quantia significativa em sua conta de luz.
Veja também: Posso abrir a AirFryer ligada? Entenda em 2 minutos
Para os que desejam adquirir uma fritadeira elétrica sem óleo e gastar menos energia, recomendamos que escolham um modelo com especificações de acordo com a sua realidade e rotina de alimentação, esse é o primeiro passo para evitar um consumo de energia desnecessário.
Por exemplo, quando eu decidi comparar a minha, analisei e escolhi uma air fryer mondial 4 litros, e reconheço que essa escolha poderia ter sido diferente se minhas necessidades e rotina de alimentação fossem diferentes.
Por outro lado, para quem já tem uma Air Fryer e deseja economizar dinheiro na conta de luz, recomendamos seguir boas práticas e ter atenção sempre que for utilizar o aparelho para não cometer erros simples como usar as temperaturas máximas em alimentos que não tem necessidade. E claro que tudo isso vale para os novos compradores que já podem economizar desde o primeiro dia em que forem utilizar o aparelho.
Qual gasta mais energia Micro-ondas ou Air Fryer?
Isso pode variar bastante dependendo do modelo, tamanho e tempo de uso, oque sabemos é que um micro-ondas convencional, normalmente gasta entre 600 a 1200 watts por hora.
Do outro lado temos a air fryer convencional que consome entre 1200 a 1500 watts por hora.
Veja também: Air Fryer ou Micro-ondas: qual melhor para comprar?
Porém, para essa comparação, é importante considerar não só o custo de energia, mas também nas principais qualidades de cada uma das opções.
Conclusão
Mesmo sem uma resposta 100% definitiva para a pergunta “Air Fryer Gasta Muita Energia?”, a questão é que assim como qualquer outro dos eletrodomésticos que mais consomem energia, o gasto de energia pode variar dependendo do modelo, da marca e da frequência de uso.
Muitos modelos antigos e de marcas pouco conhecidas podem ter um gasto mais alto, enquanto outros mais recentes e com tecnologias avançadas tem uma maior eficiência e economia.
Considere pensar em um modelo que vai atender exatamente o que você precisa, por exemplo: 2 pessoas que moram juntas, muito provavelmente não tem a necessidade de uma airfryer grande e adquirindo uma dessas podem acabar consumindo eletricidade do que o necessário.